Sonata ao Luar : uma breve análise musical

Publicado por Denise Ogata em

Análise musical : uma abordagem sobre a Sonata ao Luar de Beethoven

Neste artigo vamos estudar uma abordagem de análise musical desta conhecida obra de Beethoven, explorando os elementos básicos sobre a melodia, harmonia, forma e ritmo.

Lembrando que este tipo de estudo abre possibilidades para novas perspectivas na interpretação e pode estimular novas ideias para quem compõe e faz arranjos.

Sem contar o fato de que agrega mais conhecimento musical para aqueles que se interessam pela obra ou por música em geral.

Características : 

A Sonata para Piano nº14  em Dó sustenido menor, Op. 27, nº 2  possui 3 movimentos: 

I. ADAGIO SOSTENUTO
II. ALLEGRETTO – TRIO
III. PRESTO AGITATO

A “Sonata ao Luar” é o nome popular dado ao primeiro movimento (Adagio Sostenuto) e foi concluída em 1801, mas o apelido “Sonata ao luar” surgiu somente em 1832 dada por Ludwig Rellstab (poeta/ crítico alemão), o qual fez uma comparação do primeiro movimento como o luar brilhando sobre o Lago Lucerna.  

Vamos agora destacar alguns pontos, incluindo os elementos musicais (somente citando os tópicos, para maiores detalhes, acesse o Curso Básico de Arranjo e Composição ao Piano) : 

Sobre a Forma

Embora seja uma sonata (a qual possui uma forma musical estabelecida, com relação às suas partes e funções harmônicas) há uma observação do próprio compositor no Primeiro Movimento :  “Quasi una fantasia“.

Isto significa que o próprio compositor intenciona que este movimento se expresse com maior liberdade, até com um caráter de improvisação, já que  peças que são classificadas como Fantasia –  dentro do que estudamos em forma musicais – possuem estas características. 

Quanto às partes, para estudo nesta análise, a peça foi dividida em : introdução – “melodia tema” – transição – “melodia tema”* – coda.

*retoma o tema, mas com alterações

Sobre a melodia 

A mão direita expõe a “melodia tema” da Sonata, após uma introdução e depois na mão esquerda, de forma abreviada, na parte da Coda. 

Juntamente com a melodia, a mão direita toca as notas da harmonia, arpejando as notas em tercinas. 

Sobre a harmonia

A tonalidade deste movimento se inicia em Dó# menor e passa por breves regiões de outras tonalidades, como Dó maior, Mi maior, Si menor e Fá# menor. 

As mudanças harmônicas ocorrem através de modulações cromáticas (por semitom) , por acorde pivô (usando acordes em comum entre as tonalidades) e de maneira direta (sem preparação ou acorde comum entre as tonalidades). 

Sobre a sonoridade

A intensidade deste movimento é predominantemente leve, com a melodia destacada no agudo, com algumas nuances de crescendo e decrescendo. 

A figura mostra como seguem a melodia, os arpejos e as oitavas (em sua maioria) no início da música (compassos 1 a 11) , formando 3 camadas distintas (baixos, acompanhamento em tercinas e melodia na ponta) : 

Divisão das camadas : compassos 1 a 11 ; Beethoven, Sonata ao Luar (partitura IMSLP)

Sobre o ritmo

Em compasso binário, predominam as tercinas, notas longas na melodia e nos baixos, com a presença de uma célula rítmica pontuada marcante na melodia. 

Conclusão : 

Toda análise musical leva a uma conclusão do analista dentro de sua abordagem.

Assim, este estudo conclui que  a sonoridade introspectiva e leve (conforme pede a dinâmica) contrastando com a força marcante da célula rítmica e os graves dos baixos, confere dramaticidade e destaque da melodia temática.

Além disso, as mudanças harmônicas, ainda que breves, trazem diversidade e dinamismo à exposição do tema, apoiada em um ritmo constante (marcado pelas tercinas do acompanhamento).

E para fechar, convido você a uma reflexão : existe ou não uma relação desta sonoridade com o apelido atribuído à esta peça ? Cabe a você apreciador e/ou intérprete definir e assim usar as informações desta análise para sua decisão.

Espero que tenha contribuído para seu conhecimento! 

Até a próxima! 

Confira em vídeo estas e demais explicações : 

Referências: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonata_para_piano_n.%C2%BA_14_(Beethoven)

https://musopen.org/pt/music/2547-piano-sonata-no-14-in-c-sharp-minor-moonlight-sonata-op-27-no-2/


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