Acompanhando “Talking to the moon” com acordes quebrados

Publicado por Denise Ogata em

Foco nos acordes quebrados

Neste estudo vamos ver como usar os acordes quebrados para acompanhar a melodia em piano solo e acompanhar alguém cantando.

A música escolhida é “Talking to the moon” (Bruno Mars, P.Lawrence, A.Levine, A.Winkler,J.Bhasker), hit de Bruno Mars, pois usa em sua versão original este tipo de acompanhamento. Nada melhor do que um exemplo bem conhecido e que permite percebermos com facilidade o que estamos estudando, não é mesmo? 

Além disso, nesta abordagem mostro 3 níveis de dificuldade, do básico até o mais elaborado, assim dá para ter uma ideia de como aplicar estas orientações, em qualquer nível que você esteja. 

Acompanhando a voz

Como já vimos em diversos posts e vídeos do canal do  Youtube, os acordes quebrados estão presentes em muitos acompanhamentos. Neste tipo de configuração, ocorre uma “quebra” do acorde e tocamos de forma alternada 1 nota e as demais do acorde.

Então, vamos ver no exemplo da música escolhida, a seguinte progressão de acordes  F  A7   Dm  C  Bb : 

 

Acompanhamento com acordes quebrados

Note que no acorde de A7, por ser uma tétrade, as notas se distribuem com a tônica (LÁ) na mão esquerda e as demais notas (DÓ#, MI, SOL) na mão direita, diferente dos outros acordes em que a tônica está presente nas duas mãos.

Este é um dos trechos abordados no nível mais básico, veja os demais no vídeo logo abaixo.  

Acompanhando a melodia cifrada

Para o modo solo, ou seja, a melodia na mão direita e o acompanhamento em geral na mão esquerda, temos diversas situações. 

Além do acompanhamento básico com acordes em blocos, a primeira sugestão traz os acordes quebrados. É preciso se atentar e escolher qual ordem você irá tocar, por exemplo, ao “quebrar” a tríade se vai usar Tônica + 3a e 5a ou o inverso ou ainda T e 3a alternando com a 5a : 

Tela do vídeo : opções da ordem das notas no acorde quebrado

Estas diferenças influenciam tanto na sonoridade quanto na coordenação das mãos, melhor dizendo, na facilidade ou dificuldade de tocar os acordes quebrados junto com a melodia.

Como segunda sugestão, temos os arpejos, preenchendo o acompanhamento e por ser uma configuração diferente, poderiam ser usados em determinadas partes da música.

Para finalizar, a terceira sugestão, mais elaborada, contém preenchimentos e também a inclusão de notas do acorde junto com a melodia, misturando então melodia e harmonia na mão direita.

Qual é a melhor forma para você tocar?

Vimos o principal tipo de acompanhamento da música “Talking to the moon” usando os acordes quebrados. E isto funciona para você? 

Você deve ter percebido a variação que podemos fazer no arranjo, os diferentes níveis de dificuldade e que resultam em sonoridades diferentes também.  

Assim, a melhor forma para você tocar tem a ver com a sua facilidade e limites, ou seja, a maneira que proporciona você tocar a música com fluência, sem grandes obstáculos e complicações. 

Além disso, o prazer de tocar, de estudar é muito importante…isto é, a forma que você escolher e conseguir fazer não pode ser tão difícil ou fácil que faça você se desmotivar, pelo contrário, é muito mais interessante e melhor,  quando você tem satisfação no estudo e em cada etapa do seu aprendizado. 

DICAS :

  • conheça suas habilidades e limites, explore as diferentes formas de tocar e caminhe no que faz você fluir em seus estudos! 

Agora aplique todos os conhecimentos adquiridos e vá em frente!

Até a próxima!

Baixe a partitura da melodia cifrada : CLIQUE AQUI

Imagem da capa : Pixabay


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