Mudança de melodia em modo maior para menor

Publicado por Denise Ogata em

Mudança de modo maior para modo menor

No artigo anterior, mostrei como mudar de gênero musical  para outro, usando a melodia da canção “Peixe-vivo”  e apresentei sugestões para acompanhar esta melodia. 

Com a mesma melodia de exemplo (“Peixe-vivo”), agora a mudança ocorrerá no MODO: do MAIOR para o MENOR. Mas como fazer? 

Primeiro, a tonalidade MAIOR em que você irá trabalhar tem que estar bem definida e, consequentemente, o campo harmônico correspondente.

Sem dúvida, é fundamental saber quais são os acordes que fazem parte do campo harmônico escolhido.

Depois, opte se irá usar a tonalidade correspondente a RELATIVA MENOR da tonalidade MAIOR ou a tonalidade com o mesmo nome, mas na sua VERSÃO MENOR. 

Assim, se você está em Dó maior, precisa escolher se vai usar a relativa MENOR de Dó maior, que é o Lá menor ou se vai usar Dó menor (que tem o mesmo nome, mas no MODO menor).

No caso da relativa,  deve-se manter a mesma armadura de clave: todos os acidentes da escala MAIOR são mantidos na escala MENOR. (Assista ao vídeo para ver o exemplo na composição de Vivaldi).

Neste exemplo da melodia de Peixe-vivo”, que estava em Dó maior, fiz a mudança para Dó menor e, por isso, a armadura de clave agora passou a ter 3 bemóis: sib, mib e láb.

                              Exemplo em Dó maior
                               Exemplo em Dó menor

 

Substitua os acordes correspondentes em seus graus (conforme o campo harmônico), deixando preferencialmente o V grau como acorde maior, para estabelecer sua função de dominante.

Veja os acordes usuais do campo harmônico menor utilizado

Lembrando que conhecer o campo harmônico das tonalidades utilizadas, quais os acordes de cada campo (maior e menor), os graus e as suas funções principais, ou seja, a tônica, subdominante e dominante (I, IV e V graus respectivamente) fornece uma boa base não só para este exercício, mas para outras práticas de harmonia! 

Mudança na métrica e no ritmo

 Aproveitando a mudança de MODO, também fiz a alteração na métrica e no ritmo.  De compasso binário passou para quaternário e o acompanhamento ficou no padrão de Baixo d’Alberti  (ou seja, em acordes quebrados com as notas sendo tocadas alternadas). Fiz uma variação na melodia também, adicionando o staccato: 

No outro trecho usei no acompanhamento os acordes quebrados :

 

Dicas

  • Comece com melodias simples
  • Trabalhe com melodias e acordes que definem a harmonia, identifique os graus usados
  •  Busque clareza nas mudanças harmônicas, principalmente quanto ao uso da tônica e da dominante

Conclusão

Este pode ser um bom exercício para treinar variação de melodia, uso de acordes, exploração do campo harmônico e claro, para estimular a criatividade! 

Como sempre, experimente, teste, escute, repita e pratique bastante!

 

Assista ao vídeo e confira como soa esta transformação :

 

 

Por enquanto é isso! 

Até a próxima!

 

Imagem de Speedy McVroom por Pixabay 


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